Tríduo Pascal

Santuário Nossa Senhora do Amor Divino

A Semana Santa foi vivida intensamente no Santuário de Nossa Senhora do Amor Divino. Desde o Domingo de Ramos, onde foi realizada a Procissão de Ramos saindo do Colégio Vicentino Padre Corrêa às 06h30 atravessando a Praça de Corrêas em direção ao Santuário para a Missa das 07h, e depois em cada Missa foi realizada também uma pequena procissão do pátio até a igreja.  A semana continuou com oração e meditação sobre o sacrifício e entrega de Jesus, através do Santo Terço, da Via Sacra e do Sermão do Encontro de Nossa Senhora das Dores com Seu Filho no caminho do Calvário. Após esses dias de preparação, o ponto alto das celebrações teve início na quinta-feira se estendendo até a noite do Sábado de Aleluia, completando assim o Tríduo Pascal. No Santuário o tríduo foi conduzido pelo pároco e reitor Monsenhor Geraldo, contando com a participação ativa dos fiéis, sobretudo os leigos envolvidos no serviço ao altar: Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, Leitores, Ministérios de Música.

O primeiro dia do tríduo, quinta-feira santa, foi marcado pela Missa da Ceia do Senhor, a missa do lava pés, que teve início às 20h. Durante a celebração Monsenhor Geraldo lembrava que neste dia além de instituída a Eucaristia também era celebrado o dia do padre.  Para o momento do Lava pés, Monsenhor distribuiu 12 cadeiras no corredor central da igreja e fez o convite para que 12 homens livremente ocupassem os lugares para representar cada um dos discípulos e ter os pés lavados. Imitando o gesto de Cristo, o padre então lavou e enxugou os pés de cada um dos homens e lhes deu um abraço, manifestando o amor que Cristo nos deixou.  Dando continuidade a Celebração Eucarística, Monsenhor Geraldo fez questão de que a Comunhão fosse distribuída sob as duas espécies, permitindo aos fiéis receber o Corpo e o Sangue de Cristo, o que foi repetido em todos os dias do tríduo. Ao final da Missa ocorreu o translado do Santíssimo para o salão paroquial, para que em silêncio os paroquianos fizessem a sua adoração Àquele que se entregou por nós. A vigília permaneceu até as 23h e recomeçou às 07h da manhã de sexta-feira, terminando no início da tarde, antes da celebração da Paixão.

Na sexta-feira santa foi recordada a Paixão e Morte de Nosso Senhor, tendo início às 15h a Celebração com a prostração do sacerdote diante do altar, e a meditação do Evangelho da Paixão. Após a introdução da Cruz, os fiéis fizeram um momento de adoração ao Cristo na Cruz. A celebração terminou com a procissão do Senhor Morto pelas ruas de Corrêas.

A manhã de sábado neste ano foi marcada pela Procissão do Silêncio, saindo às 05h do Santuário, conduzida pelo Padre Bruno, recordando principalmente o sofrimento e solidão de Nossa Senhora.

Já durante a noite do Sábado de Aleluia, às 20h, foi celebrada a Vigília Pascal. A benção do fogo novo e a preparação do Círio foram feitas no pátio do Santuário, e antes de entrar na igreja as velas dos fiéis foram acesas no Círio Pascal.  Entrando no Santuário foi proclamada a Páscoa, foram meditadas as leituras e salmos que contam a história da Salvação e após uma breve reflexão foi entoado o hino do Glória. A celebração continuou com a renovação das promessas do batismo, a benção da água e a aspersão sobre o povo; não houve nenhum batizado nesta noite. A vigília foi encerrada com a alegria da Ressurreição, cantando “Rei da Glória”.

No domingo de Páscoa, as missas do Santuário foram celebradas em seus horários normais, e ainda foi celebrada às 09h a já tradicional Missa das Crianças.

Monsenhor Geraldo destacou a colaboração dos paroquianos envolvidos e a grande graça de ter vivenciado nesta Semana Santa muitos paroquianos voltando ao encontro do Senhor através do Sacramento da Confissão.