dia: 15/04

Vigília Pascal

Segundo antiquíssima tradição, esta é uma noite de vigília em honra do Senhor (cf. Ex 12,42). E, a vigília que nela se celebra para comemorar a noite santa da ressurreição do Senhor, é considerada como a “Mãe de todas as Santas Vigílias” (Santo Agostinho). Nela a Igreja, vigiando espera a Ressurreição do Senhor e a celebra com os sacramentos da iniciação cristã.

Na noite santa do Sábado de Aleluia celebramos a Vigília Pascal, mãe de todas as vigílias, onde a Igreja permanece à espera da Ressurreição do Senhor, celebrando a noite em que Cristo passou da morte à vida. A celebração da Vigília Pascal teve início com a benção do fogo e a preparação do círio, que lembram Cristo ressuscitado, trazendo luz para a humanidade. A liturgia da Palavra recordou as maravilhas de Deus na história da salvação. A renovação das promessas do Batismo e a benção da água relembraram a vida que é comunicada ao cristão quando ele renasce pelo batismo para um mundo novo. Ao final da Vigília Pascal todos puderam declarar que Cristo está vivo e está no meio de nós!