I fórum das Pastorais Sociais da Cidade de Petrópolis

        Na tarde do ultimo dia 06 de agosto aconteceu no salão paroquial do Santuário Nossa Senhora do Amor Divino (Corrêas) um fórum com representantes das pastorais sociais, na ocasião estiveram 32 agentes das seguintes pastorais: da criança, caridade, carcerária, sobriedade, saúde, pastoral do povo de rua, pastoral da AIDS e da pessoa idosa.

 

        Esse fórum que já foi realizado em outras cidades da nossa diocese tem como objetivo principal o conhecimento dos agentes na doutrina social da Igreja, nos aspectos que falam mais intensamente sobre a caridade, fonte e base de todo trabalho das pastorais sociais e em segundo plano tem por objetivo em ajudar os participantes a descobrir os meios legais e direitos de que cada pastoral tem para o auxilio de suas atividades pastorais, quais benefícios as entidades governamentais oferecem para o auxilio dessas atividades.

 

       Mesmo já tendo realizado em outras cidades da diocese o fórum teve a participação de membros das seguintes regiões:Magé , Areal, Posse, Teresópolis, Raiz da Serra, Carangola , Corrêas , Cascatinha , Mosela , Quitandinha.

 

---------------------------------------------

Alguns testemunhos dos participantes: 

 

“O Encontro se baseou em duas dimensões fundamentais para as pastorais sociais: Os documentos da Igreja quem falam sobre a caridade e também questões práticas em relação à legislação social, tudo isso, mas o momento de conversa e partilha fortalece o ânimo para o trabalho de cada pastoral social.”

(Mayara Affonso - Pastoral da Caridade - Catedral São Pedro de Alcântara)

---------------------------------------------

“É importante despertarmos que a caridade social é irrenunciável à Igreja. A exemplo do Bom samaritano, que tem compaixão e atitudes corretas, somos chamados a acolher, escutar e ajudar os que sofrem e lutar por políticas públicas que garantam realmente os direitos aos pobres!”

(Frei Marcelo - Teresópolis)

---------------------------------------------

 “O fórum das pastorais sociais foi muito proveitosa, tivemos a oportunidade de vivenciar a comunhão com as outras pastorais e partilhamos as alegrias, tristezas, mas também a força da unidade desta igreja de Cristo, vivendo a caridade e o amor. Agradeço a presença do Pe. Rafael, a assistente social da diocese que nos esclareceu o quanto podemos ajudar no conhecimento das políticas sociais”

(Bet Borges – Pastoral da Saúde - Santuário Nossa Senhora do Amor Divino)

Santuário Nossa Senhora do Amor Divino.

Rua Vigário Corrêa, nº 195, Corrêas - Petrópolis/RJ   |   Tel.: (24) 2221-2684

Desenvolvido pela

  • Instagram - Black Circle
  • YouTube Quadrado Preto
  • Facebook quadrado preto