As Virtudes Capitais

     Todo ser humano é, em essência, bom. Todos nós trazemos inscritas em nossa mente e na nossa consciência a moral e as leis de Deus. Mas nós podemos anestesiar esse instinto divino a partir do pecado (cf. Rm 7,16-20), pois como uma “cicatriz” do pecado original, com o qual todo homem é concebido, o ser humano possui uma tendência ao mal.

     Por isso, é necessária a busca sempre constante por uma vida virtuosa. A virtude é a disposição habitual e firme para fazer o bem.

     Assim como a inclinação para fazer o mal se manifesta através dos chamados vícios capitais, que são fonte de todos os pecados, assim também a busca pelo bem se dá pela prática das virtudes capitais. Elas são 7 e se opõem diretamente aos 7 pecados capitais. Conheça:

* HUMILDADE: se opõe ao pecado da soberba - o pior de todos os pecados, pois nele a pessoa se vê como centro e fonte de tudo, superior aos outros e até a Deus. A humildade é a verdade sobre nós mesmos, sabendo que tudo é Dom de Deus. Com a humildade a pessoa reconhece sua pequenez, “nada sou e nada posso sem Deus”, foi pela humildade de Cristo que se venceu a soberba do demônio. Não há santidade sem HUMILDADE! Devemos recorrer a Nossa Senhora, que foi exemplo de humildade, para pedir essa virtude.

 

* GENEROSIDADE: se opõe a avareza. É o desprendimento quanto aos bens materiais, compartilhando-os com aqueles que necessitam; dar sem esperar receber nada em troca. Deus ama o que dá com alegria. Deus é generoso com seus filhos, portanto, todo cristão deve ser generoso com seu próximo.

* CARIDADE OU BENEVOLÊNCIA: se opõe ao pecado da inveja. É o olhar bom para o próximo, cultivar a compaixão, a simpatia e amizade, desejando e fazendo ao outro todo bem possível, o amor para o próximo por amor a Deus. Amar nosso irmão sem julgá-lo, ter paciência, perdoar sempre o irmão e a comunidade. O desafio da caridade é se alegrar com o bem do irmão. Devemos amar nosso irmão com palavras e obras.

* PACIÊNCIA OU MANSIDÃO: se opõe ao pecado da Ira. Também podemos usar o PERDÃO. A mansidão é a melhor forma de combater o mal e a violência, é a força revestida de veludo. É a calma, a tranqüilidade e o equilíbrio emocional. A mansidão é necessária para agradar a Deus, para a convivência e para manter a paz. Lembremos do exemplo de Jesus Cristo, manso e humilde de coração, e peçamos a Ele que faça o nosso coração semelhante ao seu.

* CASTIDADE: se opõe ao pecado da Luxúria. É cultivar a pureza de pensamento, sentimentos e atitudes. Não ceder às tentações na área da sexualidade. Nosso corpo precisa glorificar a Deus. A castidade é o respeito de nosso corpo e ao corpo do próximo. É o 6º mandamento da Lei de Deus.

* TEMPERANÇA: opõe ao pecado da gula. É o auto-controle, pessoa que sabe dominar suas vontades, sabe comer com moderação. A temperança também se aplica ao falar ao agir, em tudo isso precisamos ser equilibrados. Quando conseguimos controlar a gula, conseguimos refrear os outros sentidos também. “A temperança é a virtude moral que modera a atração pelos prazeres e procura o equilíbrio no uso dos bens criados. Assegura o domínio da vontade sobre os instintos e mantém os desejos dentro dos limites da honestidade. A pessoa temperante orienta para o bem seus apetites sensíveis, guarda uma santa discrição e "não se deixa levar a seguir as paixões do coração". A temperança é muitas vezes louvada no Antigo Testamento: "Não te deixes levar por tuas paixões e refreia os teus desejos" (Eclo 18,30). No Novo Testamento, é chamada de "moderação" ou "sobriedade". Devemos "viver com moderação, justiça e piedade neste mundo" (Tt 2,12).” (Catecismo da Igreja Católica, § 1809).

* DILIGÊNCIA: se opõe ao pecado da preguiça. A palavra diligência vem de diliger = amar. É não se cansar de fazer as coisas, valorizando-as sempre. Essa virtude significa presteza, atitude, força, garra para fazer o bem.

 

     Agora que você já conhece as Virtudes, pode identificar qual é a sua maior virtude e em que ponto você precisa melhorar. Que Deus te abençoe!

Santuário Nossa Senhora do Amor Divino.

Rua Vigário Corrêa, nº 195, Corrêas - Petrópolis/RJ   |   Tel.: (24) 2221-2684

Desenvolvido pela

  • Instagram - Black Circle
  • YouTube Quadrado Preto
  • Facebook quadrado preto