Pastoral Vocacional

Para se descobrir uma vocação é necessário que o(a) vocacionado(a) se coloque em sintonia com Deus, em oração; faça um discernimento vocacional com um diretor espiritual, participe de encontros de discernimento vocacional. A Pastoral Vocacional é a pastoral das pastorais.

Toda pastoral deve ser “vocacionalizada”, ou seja, todos os trabalhos na Igreja devem levar as pessoas a descobrir o ideal de sua vida, a sua missão de batizado, o seu lugar na Igreja. Os bispos em Aparecida, nº 314, quando se referem à formação dos discípulos e missionários de Cristo afirmam que “a Pastoral Vocacional ocupa lugar particular nesta formação e que acompanha cuidadosamente todos os que o Senhor chama a servir à Igreja no Sacerdócio, na vida consagrada ou no estado de leigo”.

O trabalho da Pastoral Vocacional não é apenas diocesano. Há nas paróquias as EVP’s (Equipes Vocacionais Paroquiais). São leigos, leigas, muitas vezes apoiados por religiosas, que rezam e levam a sua comunidade a rezar pelas vocações. Também fazem promoções, rifas, almoços, entre outras coisas, para ajudar financeiramente o Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino ou algum vocacionado.

Todo jovem deve perguntar a Deus: “Senhor que queres que eu faça?”. Pois fomos criados para ser “algo” nesse mundo. Deus tem um plano para cada um. O jovem não pode ter medo de encarar o chamado de Deus. Fomos criados para a verdadeira felicidade.

E, vocação acertada, futuro feliz! Para descobrir a vocação a que foi chamado, deve se colocar em oração, buscar uma orientação vocacional, direção espiritual, participar de encontros, nunca deixar se levar pelo medo de seguir uma vocação. Deus não abandona aqueles que Ele chama. Dará sempre a Graça para respondermos ao chamado. Vale a pena dar a vida Àquele que primeiro deu Sua vida por nós, Cristo Jesus.

Monsenhor José Maria Pereira – Coordenador Diocesano da Pastoral Vocacional

Texto publicado na edição de agosto/2014 do Jornal Diocesano Voz da Igreja

Trabalhos desenvolvidos na Paróquia:

Reuniões:

Coordenação Paroquial: Sr. José